9 de março de 2010

Questões frequentes na Caixa da Escola!!

O que é sexo seguro?

O sexo seguro é tomar precauções que diminuam o risco de contrair ISTs (Infecções Sexualmente Transmissiveis) ou engravidar sem o ter planeado. Há três etapas para o sexo seguro:
1. Ser mais honesto consigo próprio sobre os riscos que se correm;
2. Decidir que riscos estamos dispostos a correr e quais não estamos;
3. Encontrar o modo de tornar o sexo seguro o mais satisfatório possível.
Uma forma de reduzir os riscos é manter os fluidos do parceiro fora do corpo. Os fluidos que mais se devem evitar são o sangue, fluídos vaginais e descargas de chagas ou feridas provocadas por ISTs. O sexo seguro significa também proteger o parceiro.

Com que idade se podem ter relações sexuais completas?

Em geral fala-se de relação sexual completa quando existe penetração, ou seja, relação coital. Esta expressão está relacionada com uma perspectiva que identifica relação sexual com reprodução e, por isso, a relação sexual só seria completa se permitisse a reprodução. Todas as outras maneiras de expressar a sexualidade seriam consideradas apenas como preliminares àquela, embora esta identificação muitas vezes já não esteja presente, persiste ainda esta perspectiva.

Encarando as relações sexuais num sentido amplo em que se valorizam igualmente as diversas maneiras de nos relacionarmos, podemos dizer que não há normas universalmente válidas relativamente a uma idade adequada para o seu início. O que é mais importante é saber aceitar e compreender as diferenças. Nesse sentido, não há uma idade determinada para o início das relações sexuais. Cada pessoa deve encontrar a sua maneira de se expressar. Não devemos pressionar nem admitir pressões. Devemos seguir o nosso próprio ritmo.

Sem comentários:

Enviar um comentário